Conceitos e tendências de decoração para 2022. Já conhece?

O que nos traz 2022 em termos de decoração nas nossas casas? Investigamos a fundo e trazemos agora algumas das tendências mais faladas!

O primeiro conceito que surge após uma crise pandémica, onde o trabalho passou a ser feito a partir de casa para a maioria da população mundial, é o espaço super confortável e funcional. E como o home office veio para ficar, porque as empresas perceberam que podem manter o teletrabalho sem qualquer tipo de prejuízo, a tendência será para adaptar e personalizar ainda mais o espaço de trabalho à casa de acordo com as necessidades de cada um.

O segundo conceito é o Homefullness, uma mistura de Mindfulness mas trazida para as casas. Se de acordo com o mindfulness queremos que o nosso corpo seja um templo, um lugar de paz interior, de presença e slow living, de acordo com o homefulness esse mesmo conceito é aplicado à nossa casa. Esta tendência vai triunfar este ano e a casa passará a ser um lugar particularmente especial, como se de um santuário se tratasse, um espaço de relaxamento, paz e conforto.

O terceiro conceito prende-se com a crescente tendência minimalista que temos vindo a assistir nos últimos anos, sob o mote menos é mais. Assim vamos privilegiar menos coisas, mas com melhor qualidade sempre sob o mote da sustentabilidade, do futuro e também da contenção de despesas.

O quarto conceito prende-se  com a ligação à Natureza fazendo das casas autênticos jardins cheias de plantas! Fruto dos longos confinamentos em apartamentos áridos, o foco virou-se para a botânica e a compra de plantas para a casa passou a ser uma realidade com as pessoas a demonstrarem cada vez mais o interesse de colocarem as mãos na terra, plantando até muitas vezes pequenas hortas em casa, nas varandas, em vasos, etc. A tendência passará assim por trazer o verde para dentro de casa com vários tipos de plantas.

Sobre o espaço arquitetónico

Passamos a ter espaços em plano aberto multifunções. Os espaços demasiado compartimentados de funcionalidades muito distintas deixaram de ter lugar abraçando um conceito de espaço amplo, fluido, confortável, de fácil socialização, bem iluminado e sem qualquer barreira visual. Esta polivalência que o open space trouxe permite que se cruzem na mesma zona cozinha, sala de estar, sala de jantar, escritório.

Sobre o mobiliário

O mobiliário que terá mais procura será o de materiais naturais, as linhas serão mais alongadas, as peças mais baixas, as cores claras terão lugar este ano.

Para quem é fã de decorações mais extravagantes e luxuosas, o mobiliário estofado e com esquinas arredondadas a remeter-nos para as gloriosas décadas 70´s e 80´s é também uma forte tendência para 2022. Este tipo de mobiliário poderá fazer as delícias dos aficionados do requinte e do exagerado ao adicionarem cores fortes à sua palete decorativa.

A integração de peças antigas na decoração também terá o seu espaço este ano. Seja num ambiente contemporâneo, rústico ou clássico, o segredo é misturar peças antigas com peças modernas.

Sobre as Cores

Os tons neutros e claros continuam a ser tendência mas contem com uma novidade, os apontamentos em preto. O contraste será uma das tendências de 2022. Estes apontamentos podem traduzir-se nos acessórios de decoração do lar, sejam almofadas, candeeiros, cadeiras, banquetas, quadros, entre outras.

Quanto a cores para paredes interiores o verde sálvia, o mate ou azeitona será rei na decoração. Esta cor é perfeita para qualquer tipo de ambiente que pode ir desde o mais moderno ao mais rústico ou clássico.